A calvície está no DNA?
Você provavelmente já ouviu que se o seu avô é careca, você também será!
A hipótese é mais ou menos verdade, pois a Calvície de padrão masculino (alopecia androgênico) é genética. Um estudo demonstrou que 79% da calvície é hereditária, além disso o gene dos receptores andróginos (AR) pode ser encontrado no cromossomo X. Em um trabalho de pesquisa da Universidade de Bonn, o cromossomo X também carrega outros fatores biológicos como a sinalização da melatonina, diferenciação de células adiposas e as fases de crescimento do cabelo.
Os homens possuem os cromossomos X e Y, enquanto as mulheres têm dois cromossomos XX. Quando uma característica é passada para o cromossomo X nos homens, a probabilidade dela se expressar é maior.
A calvície só vem da genética?
Mesmo que haja tendências de calvice na sua família, ela não é responsável exclusivamente pela calvície. Existem diversos outros fatores que podem causar calvície.
Caso perceba perdas de cabelo com frequência, procure imediatamente um médico.
Quais são alguns fatores não hereditários que podem levar à perda de cabelo?
Medicamentos: Os tratamentos de quimioterapia;
Doenças auto-imunes: lúpus, alopecia areata e doença de Hashimoto;
Estresse.
Esses fatores não podem ser tratados pelos medicamentos que ele oferece e, nos casos específicos de eflúvio telogeno e tricotilomania, podem exigir assistência psicológica ou psiquiátrica.
Como evito a queda de cabelo hereditária?
Infelizmente, você não pode simplesmente excluir o gene careca. Se você começar a sentir sinais de perda de cabelo, no entanto, existem etapas que você pode fazer para evitar que ela se agrave.
A calvície hereditária é causada pelo DHT, um hormônio relacionado a testosterona. O DHT destrói o folículo capilar, resultando assim na perda de cabelo.
Atualmente existem diversos tratamentos para amenizar os efeitos do DHT.
Guarapuava | Specialite Unique
R. Saldanha Marinho, 542
Trianon, Guarapuava – PR, 85012-280
Pato Branco | Clínica Sitha
Av. Brasil, 450, 7º andar
Centro • Pato Branco – PR, 85501-071
+55 (46) 9 9128-7446
contato@zolinger.com.br
Eu nasci em Guarapuava (Paraná). Passei toda a minha infância no interior do estado.
Estudei Farmácia e Medicina, em Curitiba. Depois de 10 anos voltei para a minha cidade natal.
Comecei a minha carreira profissional no mesmo hospital pelo qual eu passava caminhando quando ia para o colégio. Naquele tempo parecia muito distante ser médico, mas hoje é um sonho realizado.
Atuei na Urgência e Emergência, Unidade de terapia intensiva e Clínica médica. Aprendi muitos conhecimentos e adquiri uma boa reputação profissional. Isso me levou a atuar em outra cidade do Paraná, Pato Branco.
Lá segui atuando nos prontos atendimentos e nos internamentos. Sem dúvida encarei o maior desafio da minha carreira ao enfrentar a pandemia do Coronavírus, iniciada em 2019. Foram momentos marcantes e dolorosos. Atuei na emergência, na enfermaria e na UTI COVID19.
Durante esses anos de atendimentos manejando paciente críticos, observei que há dores diferentes e que muitas vezes podem ser negligenciadas. Esse é o caso da queda dos cabelos.